quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Peças de teatro sobre a Alimentação

Vejam as peças de teatro que os alunos do  4º ano elaboraram e representaram.

«A Cláudia e a Alimentação»


Cenário: casa da Cláudia
Tempo (horas): 15:00h

Narrador – Olá meninos e meninas, eu sou o narrador e vou contar-vos uma história.
Eu, certo dia conheci uma menina que para mim era muito gulosa. Ela comia muitos doces às escondidas dos pais, familiares e amigos. Eu vou contar-vos a sua história.


Aparece a mãe da Cláudia

Mãe da Cláudia – Cláudia, querida queres vir comigo as compras?

Aparece a Cláudia

Cláudia – O que é que vais comprar?

Mãe da Cláudia – Só alimentos saudáveis; fruta, legumes, pão e outros. Então queres vir?

Cláudia – Não … não quero.

A mãe da Cláudia sai e o narrador fala

Narrador – Agora que a mãe da Cláudia saiu e que não tem ninguém em casa, pois o pai , esta a trabalhar na fábrica de bolachas de chocolate, ela já tinha o caminho livre para se empanturrar de doces e outras guloseimas. Quando ela ia trincar a bola de Berlim, ouviu alguém a falar para ela:

Voz da pêra – Cláudia, porque não me comes a mim? Eu sou saudável e deliciosa. Come-me a mim em vez dessa bola de Berlim!

Cláudia – Quem falou? Quem é?

Nesse momento, depois da Cláudia falar a pêra salta da taça

Pêra – Estou aqui! Agora já me vês?

Cláudia – A? Uma pêra falante?!!!

Pêra – Sim, nunca viste nenhuma? Ah, que engano meu, é claro que não.

Aparece o chocolate e a bolacha de chocolate

Chocolate -  Não oiças essa pêra manipuladora, come-me a mim e a minha prima bolacha de chocolate.

A Cláudia come o chocolate e a bolacha de chocolate

Narrador – A Cláudia comeu a bolacha de chocolate e o chocolate.
E dentro do corpo da Cláudia o estômago disse:

Aparece o estômago e saem todas as outras personagens

Estômago – Ai…, ai…, tanta dores que eu tenho, pára de comer essas porcarias, come antes a pêra.

Aparece a Cláudia

Cláudia – Mas os doces são tão bons !!

Estômago – Mas fazem muito, muito mal. Chama a médica estou a pedir-te, dói-te  a barriga.

Nesse instante chega a mãe da Cláudia

Cláudia – Mãe, mãe chama a médica, dói-me a barriga.

Narrador – A mãe foi chamar a médica e enquanto ela não chegava a mãe perguntou à Cláudia o que é que ela tinha comido e ela disse-lhe que todos os dias quando a mãe não estava, ela comia 2 caixas de bolachas de chocolate e 3  tabletes de chocolate e por vezes, também comia bolas de Berlim.

Chega a médica

Médica – Olá Cláudia. Como te sentes?

Cláudia – Sra. Doutora, não me sinto muito bem, porque me dói a barriga.

Médica –  Então vamos lá ver isso.
A médica examina a Cláudia e diz:

Médica – Cláudia já sei o que tu tens, tu tens S.E.G. que quer dizer síndrome de excesso de guloseimas . Tu para te curares vais ter de só comer alimentos saudáveis. E quando a tua mãe for às compras tens de ir com ela.

A médica sai e entra a pêra
Narrador – Depois  da médica sair a pêra diz:

Pêra – Vês como eu tinha razão? Tu devias ter-me comido a mim.

Cláudia – Tens razão.

Narrador –  E assim a Cláudia aprendeu uma lição valiosa e nunca mais irá comer às escondidas dos pais, amigos e familiares.
                   Esta foi a história da Cláudia.



                                      FIM


Grupo A- 4º ano:
Maria Inês
Mariana
Fábio
Francisca
Simão


                                      “A Alimentação”                                    

  Narrador – Era uma vez um menino chamado Toneco que tinha um vício de comer doces a toda a hora e todo o dia.
  Pais do Toneco – Tem atenção à tua alimentação! Senão vais ficar obeso e depois ficarás com limitações.
   Toneco – Ok, ok …Deixem-me estar. Está tudo bem, estou a fazer uma alimentação muito boa.
    Narrador -  Dizia ele muito descansado e contente .Ele não se cuidava, só queria comida, comida, quero dizer, não era comida eram doces.
     Dente – Ai, ai, já não aguento mais…Só rebuçados chupas – chupas e chocolates. Estou cheio disto, só doces que me fazem mal! Ainda por cima não lava os dentes este rapaz! Estou cheio!
      Narrador – O dente dizia isto todos, todos os dias… Os pais chamavam-lhe à atenção, mas eram sempre doces que comia em vez de alimentos saudáveis.
Pais do Toneco – Vamos as compras. O que vais querer meu filho Toneco?
Toneco – Eu só quero doces, rebuçados, chupa-chupas, gomas, chocolates, gelados e grandes bolos recheados de chocolate e muito mais.
Narrador – A mãe e o pai muito tristes foram às compras. Tristes e aborrecidos compraram tudo o que o Toneco pediu. O Toneco ficou muito feliz, mas os pais ficaram muito, muito tristes.
Dente – Espero que a mãe do Toneco traga o que o Toneco devia comer…, não quero que ele volte a comer aqueles doces.
Narrador – Apareceu a Dª. Maçã e disse:
Maçã – Come-me a mim e a outros alimentos saudáveis. Chocolates e doces fazem mal aos dentes e à barriga.
Narrador – A maçã com determinação disse tudo aquilo que era necessário e de repente apareceram os doces que começaram a falar.
Doces – Repete o que disseste. Comer doces é o que faz melhor! Nem faz mal à barriga, nem aos dentes.
Maçã – Eu faço bem a toda a gente e não faço mal à barriga, aos dentes nem a nada e por isso estou na roda dos alimentos.
Narrador – Os doces não tinham razão, eles diziam que não faziam mal a nada e a ninguém. Quando a maçã começou a falar disse tudo com razão e Toneco a tentar acreditar qual deles estava a falar com razão disse:
Toneco – Qual de vós está a falar com razão?
Narrador – Apareceu o senhor dentista e disse ao Toneco:
Dentista – Toneco quem está a falar com razão é a maçã.
Toneco – Ah! Então foi por isso que me começou a doer os dentes??!
Narrador – Agora, Toneco só come alimentos saudáveis e até fez uma receita que é a seguinte:


Toneco – Receita:

                   Pais evitem dar-me:
¨     Fritos
¨     Doçuras
¨     Pizas
¨     Gorduras
Podem dar– me:
¨     Fruta
¨     Legumes
¨     Hidratos de carbono
¨     Carne e peixe
¨     Leguminosas
¨     Lacticínios

Adivinha:

Qual é a coisa qual é ela que é uma senhora redondinha e que nos ajuda a escolher os alimentos?

Solução:
É a roda dos alimentos.


Toneco – Viram a minha receita? Agora vou ser saudável e não queiram ser como eu era.
Narrador – E assim felizmente acabou a história!
Todos – Moral da história:
                   “Nunca queiras ser como o Toneco que era feio e barrigudo e agora ele é muito feliz, bonito e formoso e o mais importante de tudo é que é saudável e nunca mais ficou doente.”



Grupo B- 4º ano:
-David
-Ariana
-André
-Inês C.
-Gonçalo
 


4 comentários:

  1. Os carreirinhas são os melhores e os mais inteligentes do mundo !!

    ResponderEliminar
  2. Concordo com vosco as peças estam muito interessantes

    ResponderEliminar
  3. Concordo mas não nos podemos gabar.

    ResponderEliminar
  4. Adeus escola!!! Peço imensa desculpa por vos deixar mas eu prometo: voltarei para vos visitar!!!!

    Maria Inês

    ResponderEliminar